quarta-feira, 18 de abril de 2012

População de Galinhos Realizar Protesto contra liberação do IDEMA para Eólica Sem ouvir comunidade

Recebemos email de representantes de várias organizações do município de galinhos se manisfestando contra liberação do IDEMA para instalação de parque eólico no local onde está sendo proposto a instalação, mesmo a população e seus representantes terem tentado diálogo com o próprio IDEMA. Amanhã dia 19 de abril a população juntamente com as organizações estarão realizando um ato repudiando essa liberação por parte do IDEMA sem ouvir a população.

Vejam teor do email que recebemos:

AOS MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO DO RN (CONETUR)

Como representantes de moradores, trade turístico e poder público do Município de Galinhos/RN, gostaríamos de informar que , contrariando o pedido de todos, o IDEMA, através do seu Diretor Geral Sr. Gustavo Szilagyi, aprovou e emitiu a LI (Licenciamento de Instalação) do Parque Eólico REIS DOS VENTOS I, inclusive, mantendo o projeto original de colocação de 35 aerogeradores sobre as Dunas de Galos. Infelizmente e para tristeza geral dos membros desse conselho maior do turismo do Estado, o IDEMA não levou em consideração o documento enviado dia 23/02/12, pelo CONETUR, a esse órgão licenciador, recomendando a relocação do parque eólico para outra área no município, preservando as Dunas de Galos, mantendo assim, de forma harmônica e sem exclusão social, todas as atividades econômicas (turismo, pesca, extração de mariscos e energia eólica), preservando a vida da comunidade e o meio ambiente,pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável do município. Essa recomendação foi aprovada pelos conselheiros, por unanimidade, na reunião de 14/02/12. Vide anexo.

O IDEMA (Instituto de Desenvolvimento SUSTENTÁVEL e Meio Ambiente do Estado do RN, que deveria se preocupar com a sustentabilidade das cadeias econômicas, só se preocupou em defender apenas um segmento econômico (eólicas), passando a ser o DEFENSOR PUBLICO EXCLUSIVO das eólicas, não respeitando, inclusive as recomendações do Ministério Publico Estadual, que, sensibilizada e preocupada com o impacto negativo sobre o turismo e o meio socioambiental do Município de Galinhos, o MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, através do Centro de Apoio Operacional – Meio Ambiente (CAOP), emitiu a RECOMENDACAO CONJUNTA NR.002/2012 (leia abaixo na integra) endereçada ao IDEMA, para que NÃO CONCEDA a Licença de Instalação do Parque Eólico Rei dos Ventos I, por o empreendedor
  1. não ter apresentado alternativa locacional obrigatória para os processos de licenciamento com EIA/RIMA
  2. não ter ouvido as comunidades tradicionais.
Senhores, diante desses atos INEXPLICÁVEIS que colocam em questão uma série de atos por parte do IDEMA, que passou a ser o ADVOGADO das eólicas, e não mais o defensor dos interesses da população do RN, estamos fazendo um convite a todos para divulgarem e comparecerem ao nosso ato de INDIGNACAO diante desse grande crime e afronta ao turismo e a população.

Nós, cidadãos Norteriograndenses, estamos envergonhados e seremos, infelizmente, culpabilizados pelas gerações futuras, como corresponsáveis pela destruição dessas belezas únicas que a natureza nos deu de graça e que não soubemos proteger.

DIVULGUEM E VENHAM JUNTAR-SE AO NOSSO ATO DE AMOR Á NATUREZA:
- GRANDE ABRACO DA POPULACAO NAS DUNAS DO CAPIM – ATO PUBLICO
Dia 19/04 – 5ª.feira ás 16 hs – Dunas do Capim
Maiores detalhes com: Chesma Alves Secretária de Turismo : 9947 7722 ou 9134 4963
(disponibilizaremos transportes de Natal para Galinhos)
Estaremos lá, moradores, barcos de passeios, charretes, bugies, todos os amigos de Galinhos.
Ajudem-nos a convidar todos os meios de comunicação - jornais, tvs, rádios, revistas, blogs, etc.
Prefeitura Municipal de Galinhos
Secretarias Municipais
Associação dos Moradores de Galinhos
Associação Barqueiros
Associação dos Carreteiros
Associação das Pousadas e Restaurantes
Associação do Bueiros
Associação dos Idosos
Associação dos Jovens
Grupo de Escoteiros

Vejam aqui Oficio Encaminhado ao IDEMA pelo CONETUR e população.

3 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem! Adoro essa terra "Galinhos" e esse povo tão hospitaleiro.
    Tomei liberdade de também de fazer essa divulgação.
    Tenho acompanhado seu blog. muito bom.
    Desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, nosso respeito quem faz é o leitor e a opinião construída.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo apoio deste conceituado Socialista ao Povo de Galinhos. Estamos diante de uma temática ambiental, de grande importância para o futuro do Planeta

    ResponderExcluir