quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Comunicação digital: boas práticas de relacionamento com blogueiros.


Os blogueiros influenciam leitores de diferentes idades, classes sociais e interesses. Como exemplo, podemos citar o blog de moda e comportamento Garotas Estúpidas, que possui uma média de 6 milhões de pageviews/mês e está em quinto lugar no ranking dos 99 blogs de moda mais influentes do mundo. Com estes números, sem dúvida, é um canal relevante e com bastante penetração neste público.

Blogs com este desempenho chamaram a atenção de muitas empresas e passaram a ser considerados com carinho nas estratégias de divulgação e de relacionamento. E com isso, a dúvida: como devemos iniciar um relacionamento com esses novos formadores de opinião?

Para início de conversa, tenha em mente que, apesar de serem influenciadores, nem sempre o tema e leitores do blog estão relacionados à sua empresa e público-alvo. Faça essa análise antes de incluir ‘Relacionamento com Blogueiros’ em seu plano de comunicação.

No entanto, não descarte os blogs. Eles podem não fazer parte da sua estratégia de comunicação digital atual, mas devem ser considerados. Por isso, comece com um contato inicial com alguns blogueiros, para se apresentar. Lembre-se que você está construindo um relacionamento.

Ao procurar um blogueiro, considere que nenhum blog é igual. Antes de entrar em contato com o autor, estude o perfil do canal, acompanhe as atualizações e pesquise um pouco sobre ele. Veja se ele costuma comparecer a eventos, testar produtos, com qual frequência atualiza o blog, o twitter e demais redes. Mande um e-mail se apresentando, não mande releases ou mensagens genéricas sem um contato inicial e pessoal. Caso sua empresa ofereça produtos, pergunte antes se o blogueiro aceita receber artigos para teste ou, se oferece algum serviço, pergunte se gostaria de ir a um evento. É importante não criar a expectativa de que o contato resultará em algum conteúdo publicado. O blogueiro é o proprietário daquele espaço e ele publica o que quer.

Construa o relacionamento de forma natural. Não force a barra com o blogueiro. A RMA Comunicação, por exemplo, desenvolveu uma campanha para um dos seus clientes, a Marítima Seguros, chamada ‘Loja de Sentimentos’. A ação incentivava as pessoas a expressarem afeto de forma bem humorada ao distribuir gratuitamente potes de balas contra males como: trânsito, domingo chuvoso, metrô lotado, saudades, entre outros. Atenta ao blog Garotas Estúpidas, uma das executivas de comunicação digital viu uma oportunidade e alertou a equipe.

A autora Camila Coutinho havia perdido seu cartão de memória em um evento de moda. Rapidamente, uma carta escrita a mão foi enviada com o pote “Sai Zica”. Como resultado, o ‘mimo’ foi mostrado em um vídeo em que a blogueira comenta todos os brindes e presentes que recebeu na semana. Em 10 dias, o vídeo somou mais de 53 mil visualizações. Em uma ação simples e sem muito custo, a equipe de digital da agência e o cliente construíram relacionamento com uma das blogueiras mais influentes do Brasil.

Não se esqueça: trate o blogueiro como um profissional. Afinal, ele dedica parte ou todo o seu tempo na atualização do blog.


Blog do Eurípedes Dias

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