terça-feira, 18 de abril de 2017

Ações da Secretaria Municipal de Agricultura e o Programa Cortes de Terras ganham debate na Câmara e nas redes sociais

Como vimos, o tema das ações da Secretaria Municipal de Agricultura ganharam o debate da Câmara de Vereadores e nas redes sociais em Jandaíra. Tudo isso em virtude de um texto que trouxemos para a reflexão pública sobre o histórico Programa Corte de Terras, quero trazer e reafirma minha opinião mais uma vez não como forma de polemizar, mas dialogar um pouco sobre os objetivos da crítica, como ela foi e será feita e a importância que acho que tem nos dias atuais e na era do maravilhoso espaço que é as redes sociais se usadas de forma organizada e com responsabilidade social.

Em primeiro lugar quero parabenizar o plenário da Câmara pelo debate realizado sobre o tema no dia de ontem. Esse foi e é uns dos objetivos da minha opinião, provocar o debate sobre a importância que tem no município o “Programa Corte de Terras” e as ações de desenvolvimento rural sustentáveis. Segundo, não fiz crítica com intensões políticas maldosas nem com foco partidário como alguns acham, fiz essa e poderei fazer outras como líder sindical e a luz do que acho ser importante para a categoria que represento aos cargos que os mesmos me confiram até hoje.

Terceiro, nunca deixo de reconhecer as ações que são desenvolvidas, alias muitas pela quais sempre lutei e continuo acompanho, sempre dando propostas de melhoria, a exemplo, do Garantia Safra. Sobre o aporte do garantia safra, por exemplo, o Sindicato fez a interlocução na gestão passada, sem sucesso em 2016, mas mesmo assim continuou fazendo com a prefeita atual, com a Câmara e com o secretário de agricultura, Francisco Melo, até porque sabemos que também é agricultor familiar e se identifica com as causas. Assim que foi resolvido reconhecemos de público (ver AQUI). Mas, como falei, sou representante direto dos agricultores, visito e dialogo com os mesmos na base, como se diz, dentro do roçado, temos história no município, então para nós o corte de terra não deveria ter sido deixado de lado mesmo com a situação deixada pela gestão passada porque como mostramos nos links do texto, no final de 2012 para 2013 a coisa não ficou muito diferente e assim mesmo fizemos. Para mim, repito o programa representa apoio na geração de renda e segurança alimentar de nosso povo, podemos observa todos os municípios ao nosso redor realizando o programa, João Câmara, Guamaré, Galinhos e idem.

Esperamos que assim como foi e está sendo debatido e pelo compromisso e ligação com a causa que tem o secretário, o município possa rever e retomar o programa em 2018. Reforçando assim as demais ações de desenvolvimento rural sustentável que estejam sendo desenvolvidas.

Alias a Diretoria do Sindicato e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural poderiam ter tido a oportunidade de dialogar sobre essa e outras pautas, se a gestão tivesse atendido a solicitação de uma audiência com a prefeita e sua equipe, solicitada em 21 de março e que nunca foi dado resposta até hoje, acredito que o diálogo entre qualquer governo e sociedade como um todo deva ser pilar primordial nos dias atuais e sobre tudo com as organizações de representação e controle social e acredito que essa posição sempre tem sido reciproca de minha parte e da maioria da diretoria do Sindicato e do COMDRIS.

Ressalto que quando faço as criticas cumpro papel de controle social, principalmente de cidadão jandairense e nem sempre posso afirma que as posições são coletivas dos espaços que ocupo, creio que a maioria da direção do Sindicato pode comungar com minhas ideias, mas as posições do COMDRIS e do Sindicato podem serem expressadas diferentes até porque há de se respeitar a instância de decisão colegiada que ambos se constitui. Mas, eu não posso me omitir de minha opinião e continuarei fazendo se for o caso, claro de forma concreta a exemplo dessa, porque quando fui governo aceitava as criticas com muita naturalidade, principalmente quando vinha de uma liderança comunitária ou sindical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário