quarta-feira, 12 de julho de 2017

Chuvas em Jandaíra ficam abaixo da média e produção consequentemente também

As chuvas na região do Mato Grande já eram previstas pela EMPARN que seriam irregulares e foi o que aconteceu. Analisando dados do pluviômetro da própria EMPARN que fica sobe a responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais constatamos o seguinte.

Nos meses de fevereiro e março choveu 265 mm, ou seja, período mais chovedor, os agricultores que aproveitaram essas chuvas ainda conseguiram colher alguma coisa, mas quem plantou atrasado, ou seja, depois de março, período lógico e histórico do inicio do plantio no município perdeu quase que integralmente a safra. Isso porque nos meses de abril e maio choveu apenas 119,9 mm, sendo que desse total, 71,9 foi no mês de abril e 48 em maio, sendo que, esses 48 mm de maio 80% do total foi no inicio do mês, ou seja, houve um período em maio após o inicio de 23 dias de verão continuo.

Foi por essa irregularidade que segundo a EMATER, a Secretaria de Agricultura e também é a avaliação da diretoria do Sindicato que mais de 50% da safra foi perdida, podendo chegar a 60 ou 70% de perca. Nessa lógica segundo o Secretário Municipal de Agricultura do município, Francisco Melo Medeiros a Secretaria já solicitou a Secretaria Nacional da Agricultura Familiar a vistoria oficial de perca de produção no município, para inclusive ser o passaporte ao Programa Garantia Safra para essa safra 2016/2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário