quinta-feira, 13 de julho de 2017

EDP Renováveis Rural beneficia pequenos agricultores do Rio Grande Do Norte

Programa, que visa a geração de trabalho, desenvolvimento social e renda para famílias do semiárido potiguar, conta com o apoio do Instituto EDP.

Pequenos agricultores de Parazinho e Jandaíra, no Rio Grande do Norte, estão sendo beneficiados pelo Programa EDP Renováveis Rural, que promove o empreendedorismo em comunidades agrícolas, com incentivo à geração de trabalho e renda em propriedades familiares do semiárido potiguar. O Programa teve início em janeiro de 2017 e deve se estender até julho de 2018.

Neste mês, os agricultores participam de um processo de capacitação chamado Redes Associativas, que os ensinará a trabalhar em cooperativa. Dentro do programa, eles também já aprenderam estratégias de como negociar no campo, técnicas de controles financeiros, custos da produção, entre outros temas. Os próximos passos serão o aprendizado de liderar empreendimentos coletivos e grupos organizados, além de entender como é o processo de comercialização dos produtos. Estas ações são parte do projeto Sertão Empreendedor, desenvolvido pelo SEBRAE e parte integrante do EDP Renováveis Rural.

O Programa também atende 16 beneficiários com a implantação da tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável, além da continuação da capacitação profissional, fortalecimento da governança local e promoção de acesso a novos mercados por meio do projeto Sertão Empreendedor.

O EDP Renováveis Rural é realizado pela EDP Renováveis, com apoio do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP – empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia – junto às comunidades do entorno das Centrais Eólicas Baixa do Feijão e é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP, “o objetivo é contribuir de forma positiva nas regiões brasileiras onde o Grupo EDP atua. A iniciativa está alinhada com essa filosofia, visando o fomento à inovação, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento social.”







Fotos: Jocelino Dantas
Inicio da implantação do Projeto PAIS, na Fazenda Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário