sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O dinheiro que o deputado Mineiro gastou com combustível valeu e vale tantas voltas possa dar ao RN e antes fosse pelo Brasil quanto mais a terra.

Obviamente que o papel da imprensa é bem vindo quanto tenta esclarecer a sociedade sobre os privilégios e absurdos que nossa classe política faz com nosso dinheiro público, assim como deva fazer também sobre o judiciário e tantos outros setores que também seus membros gozam de privilégios absurdos. No caso da publicação de matéria pelo G1 RN e pela Inter TV Cabugi sobre o gasto de combustíveis dos deputados estaduais do RN referente ao ano de 2017 o sistema globo cita que todos os recursos gasto por todos os 24 deputados daria para dar 48 voltas a terra.

Se olharmos a maioria dos parlamentares obviamente a sociedade dirá que isso é um absurdo. Já havia dito em outro comentário que não falaria dos outros porque não conheço a fundo o trabalho da maioria. Mas por outro lado é fato notório da maioria da sociedade norte rio-grandense que a maioria deles só são vistos pelo interior quando vem aos finais de semana para suas fazendas, quando vem visitar uma liderança importante, prefeitos, vereadores e etc.

Ou ainda quando é para inaugurar uma obra de emendas parlamentares deles mesmos repassadas pelo governo do estado ou quando um deputado federal ou senador aliado também repassa ao prefeitos e prefeitas via governo federal. Ou ainda quando está no período eleitoral quando mais uma vez voltam para fazerem seus inflamáveis discursos nos palanques eleitorais para mais uma vez embelezar as lideranças e o eleitorado local e assim pelas práticas que já sabemos cooptarem os votos e se reelegerem em sua grande maioria.

Aliás, o G1 RN e o sistema globo deveria fazer esse levantamento nesse ano de 2018 porque acho que esse total de voltas a terra vai duplicar ou triplicar.

Mas, em minha opinião é preciso separar o jôio do trigo. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) aparece em segundo lugar em gasto, segundo as matérias. Aqui passaremos a citar alguns exemplos do que representa a diferença de um mandato popular do que já relatamos anteriormente.

Um mandato popular com raízes das classes populares ou da classe trabalhadora e ligado ao seguimento popular, a exemplo, de Mineiro, da senadora Fátima Bezerra e tantos outros e outras lideranças populares que ainda não tem mandato justificam-se em minha opinião os gastos citados com combustíveis para dar tantas voltas queiram ao RN quanto mais ao Brasil e antes fosse ao mundo (Terra).

Pegando, por exemplo, o mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, tem sido notório o seu combate a todas as pautas de destruição da classe trabalhadora e popular por parte do governo Temer e agora pelo Governo do Estado do RN liderado pelo governador Robson Faria. Essas posições são defendidas e debatidas juntamente com a sociedade norte rio-grandense desde o ano passado e não porque não dizer desde o inicio do golpe com a queda da presidenta Dilma.

Ano passado, por exemplo, o Movimento Sindical Rural e Urbano realizam vários movimentos, ocupações de INSS, debates com a sociedade, mais de 120 audiências públicas nas Câmaras de Vereadores, Assembleias, reuniões em fim foi realizado um amplo debate com a sociedade sobre as reformas do governo Temer e seus efeitos devastadores para a classe trabalhadora e as classes populares. Ainda podemos citar a luta pela transposição das águas do São Francisco para o RN, o debate sobre o ataque as políticas públicas e sociais, exemplo, as políticas para a agricultura familiar que esse ano teve um corte drástico no orçamento, prejudicando assim o atendimento dos agricultores em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e tantos outros.

Pois bem, na maioria desses debates seja em qualquer lugar do RN em que seja chamado o deputado Mineiro ou seus assessores estão lá. E é ai que digo que temos que separar o jôio do trigo, porque não é papel do deputado fazer o que já citei anteriormente e sim ajudar a esclarecer a sociedade sobre seus direitos, debater ideias, socializar pensamentos, participar e apoiar moralmente as reivindicações da sociedade e encaminhar propostas que dialogue com as pautas apresentadas.

Eu, por exemplo, estive em muitos momentos desses e ajudei a levar muitos companheiros de Jandaíra e da região do Mato Grande para participar. Assim como também estive participando conjuntamente em outras regiões do estado, a exemplo, de Janduís e tantos outros municípios onde encontramos o deputado fazendo o debate político e não inaugurando obras, tomando cachaça nas fazendas dos amigos, cabos eleitorais ou tudo que já citei pra não ser repetitivo.

É exatamente isso que parlamentares iguais a Mineiro fazem pelo RN e por isso repito, em minha opinião a quantia anunciada pelo sistema globo no RN atribuída a Mineiro nesses aspectos em comparação com a maioria dos demais parlamentares se justificaria não somente tantas voltas ao RN, mas ao Brasil e antes fosse ao mundo. Ai sim, teríamos cada vez mais uma sociedade e um eleitorado mais esclarecido do verdadeiro papel que devemos ter nas eleições e assim escolher melhor nossos representantes e sendo assim eu acredito que teríamos menos tudo quanto é ruim que vivemos hoje.

Jocelino Dantas Batista

Coordenador do Pólo Sindical do Mato Grande ligado a FETARN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário