sábado, 19 de maio de 2018

CONTAG recebe com preocupação a divulgação do não cumprimento da meta do PNE de redução do analfabetismo


O Brasil aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014 e assumiu algumas metas. Uma delas, a meta 9, que trata da redução e erradicação do analfabetismo, não está sendo atingida. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2017, divulgados na manhã desta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, o Brasil deveria ter até 6,5% da população com 15 anos ou mais sem saber ler ou escrever um bilhete simples. Porém, naquele ano, essa taxa foi de 7,7%. Em 2016, ela baixou para 7,2% e, no ano passado, segundo os dados recém-divulgados, ela caiu menos, para 7%, e ainda segue acima da meta. O PNE prevê, ainda, que o Brasil erradique o analfabetismo até 2024.

O percentual indica que há 11,5 milhões de analfabetos no País e a CONTAG recebe com preocupação a divulgação do não cumprimento desta meta. “Percebemos claramente que a desigualdade persiste no Brasil. E os dados mostram que a concentração do analfabetismo é maior nas regiões Norte e Nordeste, principalmente no grupo de pessoas com 60 anos de idade ou mais e entre as pessoas que se declaram pretas ou pardas”, destaca a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Para a dirigente, o não cumprimento da meta já é impacto da aprovação da Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos em educação e saúde. “Educação é um direito fundamental. É preciso investimento para que todos e todas tenham acesso à educação pública e de qualidade. A CONTAG continuará sua luta por esta importante política, com uma proposta específica para o campo e para a cidade”, explicou.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário