sábado, 19 de maio de 2018

Educação popular é resistir, é transformar


Faltam poucos dias para a realização do maior encontro de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (5º ENAFOR) pretende reunir cerca de 1.000 pessoas de todos os estados brasileiros, entre dirigentes sindicais, assessores(as), lideranças de base e trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nesse ano, com a proposta de realizar o encontro dentro da Universidade de Brasília (UnB), a ideia é de envolver, também, professores, estudantes e demais interessados pela temática da educação popular. O 5º ENAFOR acontecerá nos dias 21 a 25 de maio de 2018, no Centro Comunitário da UnB.

O 5º ENAFOR será realizado em um contexto de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas historicamente pela classe trabalhadora, com ataques aos direitos individuais e coletivos por forças conservadoras (patriarcais, racistas e homóficas), submetendo-se à agenda neoliberal. Frente a esse cenário, o encontro traz como tema “Educação popular é resistir, é transformar” e afirma a importância de se ampliar e intensificar ações formativas para o fortalecimento das lutas e resistência nessa conjuntura em que pautas conservadoras avançam sobre as conquistas sociais, aprofundam desigualdades e restringem liberdades.

O encontro contará com uma Conferência de abertura, que tratará do tema “Democracia e o Golpe de 2016 – implicações para os movimentos sociais e para a classe trabalhadora”, que contará como conferencistas o professor Luiz Felipe Miguel (UnB) e Olgamir Amâncio (DEX/UnB).

Outros painéis durante a semana tratarão dos temas Campo, Sujeito e Identidades/ Eleições 2018; Reforma Agrária – Terra, Água e Agroecologia; e Educação Popular e Educação do Campo.

Estão programados Grupos de Aprofundamento Temático, que abordarão questões sobre orçamento público, feminismo, privatização dos bens naturais, reforma trabalhista, desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar, reforma da Previdência, violência no campo, democratização da comunicação, cidadania e participação popular, entre outros.

O 5º ENAFOR também irá oferecer oficinas pedagógicas para todos os gostos e interesses, como envelhecimento ativo e saudável; teatro; linguagens criativas de comunicação popular; dança afro; facilitação gráfica; música/percussão; criatividades metodológicas, e outros temas.

Como representamos agricultores e agricultoras familiares, não pode faltar uma boa feira durante o encontro. Durante a semana teremos duas: Feira de Saberes e Sabores e a Feira de Troca de Sementes Crioulas. São momentos muito simbólicos e representativos de quem faz o campo brasileiro e produz alimentos saudáveis para toda a população.

Segundo o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), o grande desafio do 5º ENAFOR é garantir uma intervenção político-sindical nesse momento conjuntural que passa o País. “Os mais de 1.000 educandos e educandas que estarão participando desse momento formativo irão resistir e se mobilizar para se contrapor ao conjunto de direitos que estamos perdendo com este governo ilegítimo. Vamos transformar o 5º ENAFOR em um momento político, histórico, que vai de fato intervir na conjuntura e mostrar a importância da agricultura familiar para o País”, destacou.

Baixe o folder com a programação AQUI.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário